domingo, 13 de novembro de 2011

Ipês-amarelos

 Ipê-amarelo é uma das árvores brasileiras mais conhecidas e cultivadas; sem dúvida uma das mais belas.

É encontrada em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção das pessoas, principalmente daquelas que tiveram a oportunidade de vê-la em meio à paisagem do sertão.

Foi admirando essa paisagem que pude refletir que nós, cristãos, precisamos ser como esses Ipês.

Li o que certo autor comenta sobre essa árvore: "Em meio à paisagem cinzenta, provocada pela seca, que enche de tristeza o sertão nordestino, o Ipê quebra o clima de desolação, tingindo de amarelo o Cariri ressecado pelo sol."

O Ipê embeleza esse cenário e faz a diferença onde tudo parece sem vida! Assim precisamos ser em meio a esse mundo de sequidão! Fomos chamados para isso:

"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." (Fp 2.15)

Aprendo com o Ipê-amarelo que posso fazer a diferença mesmo quando os ambientes não são favoráveis. Apesar das dificuldades e tentações enfrentadas por nós, jovens, é preciso que saibamos que o Senhor Jesus conhece as nossas limitações e entende como ninguém o que é estar no deserto e ter que suportar o que parecia insuportável! Ele nos vê como pessoas que são fortes:

"...Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." (1Jo 2.14)

Além de ser conhecido por sua beleza, o Ipê também é conhecido pela resistência e durabilidade de sua madeira, que foi muito usada na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII  e  XVIII ; se não fosse pela sua resistência, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Ainda hoje essa madeira é valorizada, sendo bastante usada na construção civil e naval!

Aprendamos, pois, com o Ipê, a não termos somente aparência, no nosso caso, aparência de cristãos, que vibram nos Cultos aos domingos, mas por dentro estão vazios! Que possamos, no mais íntimo do nosso ser, sermos cristãos verdadeiros, que buscam a face de Deus, que dependem dEle e que querem fazer a diferença!

Aprendamos que além de "capa" precisamos ter intimidade como Deus para sermos fortes!
E como "Ipês" fortes e cheios de vida, continuemos a resplandecer a luz em meio a esse mundo de escuridão! Lembremo-nos: somos luz do mundo! 

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.16)

Deus os abençoe!
Powered By Blogger