domingo, 25 de janeiro de 2015

Gratidão


"Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade." (Salmos 92.1-2)

Você já agradeceu hoje? 
Agradeceu a quem e pelo quê, você pode perguntar...
Costumamos agradecer quando alguém faz algo ao nosso favor.Costumeiramente estamos nós a dizer: obrigado (a)!
Mas você já parou pra pensar que recebe várias dádivas durante o dia e não agradece?
Você acorda, percebe que está respirando, que está vivo...Agradece por isso?
Você trabalha, estuda, se movimenta, descansa...E tem agradecido por isso?

Tá bom, pessoal, não tô querendo aqui que você tenha que passar o dia todo dizendo: obrigado, obrigado, obrigado...

Na verdade, quero refletir sobre gratidão, sobre como temos nos importado diante de tudo que temos recebido.
De acordo com o dicionário, gratidão  é: Característica ou particularidade de quem é grato. Ação de reconhecer ou prestar reconhecimento (a alguém) por uma ação e/ou benefício recebido.
O antônimo de gratidão é ingratidão, um mal que acompanha o homem há muito tempo...
A bíblia nos mostra vários exemplos, um desses exemplos é mostrado no evangelho de Lucas 17. 11-19 que conta a cura dos 10 leprosos. Todos são curados mas apenas um volta para agradecer!

" E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés,com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano." (Lc 17.15-16)

O filósofo Aristóteles disse que “a gratidão é a memória do coração”. Se gratidão é lembrar daquilo que nos fizeram e sermos agradecidos por isso, ingratidão é esquecer o que nos fizeram e assim não termos pelo quê agradecer...
Ressalto ainda que agradecer não é simplesmente dizer obrigado(a)...
Ser grato é reconhecer que precisamos uns dos outros, que vivemos cercados de pessoas que nos possibilitam crescer, amadurecer. Nossos pais, irmãos, familiares, amigos...

Ser grato é reconhecer que tudo que temos e somos nos é dado todos os dias como presente. Presente daquele que nos criou e que a cada dia continua cuidando de nós!
Gratidão é reconhecimento!Tudo que temos e somos foi Ele que nos deu!
E ao sermos gratos somos constrangidos a retribuir da melhor maneira os benefícios recebidos.Mas quantas vezes temos sido ingratos com nossos pais, familiares e com Deus?
Lembramos das palavras duras ditas por alguém próximo, lembramos com facilidade do mal que nos causaram, mas esquecemos fácil do bem que nos fizeram... Dos conselhos certos, do abraço, das palavras de carinho, da renúncia que precisaram fazer para nos ver bem, do amor maior que foi demonstrado numa cruz!


"Deem graças ao Senhor porque Ele é bom.
O seu amor dura para sempre!" (Sl 136.1)

Sou grata a Deus por tudo que Ele tem feito por mim e meu desejo é que você tenha o coração grato, que reconheça tudo o que tem sido feito por você! Seja grato e demonstre isso não somente com palavras, mas com ATITUDES!

Que Deus nos abençoe!



Powered By Blogger