sexta-feira, 6 de maio de 2011

Relacionamentos vazios

Quantos amigos você tem no Orkut? E nas demais redes sociais? Sei que pode demorar a contar, afinal são tantos,não é mesmo?
Mas agora a pergunta que não quer calar: com quantos desses "amigos" você realmente pode contar?
O fato é que somos a geração da tecnologia, a geração da correria. Podemos até gostar disso e sermos bons em brincar com nossos "brinquedos" virtuais (úteis  e perigosos) e até  já nos acostumamos a correr (apesar de todo cansaço), mas somos falhos em criar relacionamentos sólidos, verdadeiros! Somos  a geração dos relacionamentos vazios! "Somos experimentados no relacionamento com as máquinas e inexperientes no trato com as pessoas".


E o pior: temos encontrado esse tipo de relacionamento dentro das Igrejas!
Faço uma reflexão sobre o que Paulo escreve na segunda carta aos Coríntios em relação à unidade dos membros do corpo (1 Cor 12. 12-27). Ele fala sobre a importância de cada membro e do cuidado que devemos ter uns com os outros. 
Lembro também da oração que Jesus fez pelos seus discípulos e por aqueles que pela sua palavra haveriam de crer nEle, ou seja, nós. Ele pede para que todos sejam um, como o Pai e Ele o são, para que assim o mundo creia que o Pai o enviou. (Jo 17. 20-23) 

Então me pergunto: onde está a unidade? Somos realmente um? Será que não temos tido  um relacionamento distante com nossos irmãos? Tenho eu me preocupado com os outros membros, que ligados a mim formam o corpo?


E talvez, ao me perguntarem onde está “aquele” meu irmão, eu responda como o fez Caim:

“Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?” (Gn 4.9)


Talvez possa não sentir falta da outra parte, do outro membro do corpo, ou talvez possa dizer: vejo aos domingos na Igreja e converso uma vez ou outra através do Orkut, Msn...
Deixo claro desde já que não sou contra a comunicação feita através desses meios, reflito apenas em como temos deixado de lado o essencial.


A verdade é que temos nos preocupado tanto com nossos problemas que já não temos tempo para nos preocuparmos com os outros. E assim, a Igreja tem perdido a essência do cuidar, do partilhar, a essência observada na Igreja primitiva (At 2.46-47). 
O resultado disso:  membros isolados e consequentemente mais fracos na fé. Quem fica feliz com isso? Basta apenas mencionar que é muito mais fácil que o lobo faça a festa com uma ovelha isolada do que se ela estiver com o rebanho.

Ao nos mantermos afastados dos nossos irmãos também esquecemos que Deus nos mandou amar ao próximo como a nós mesmos. E aí posso dizer: “Mas eu amo meu irmão, apesar de não estar próximo dele, eu oro por ele!”
Posso orar pelo meu irmão e isso é importante (Tg 5.16), mas preciso me dispor a cuidar dele, pois quem ama cuida, quem ama cativa e está pronto para estender a mão, para ouvir e ser não somente um irmão, mas um amigo.

“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão.” (Pv 18.24)





Louvo a Deus pelos meus amigos mais chegados que irmãos e oro para que eu me disponha a estar mais próxima daqueles que estão ligados a mim como membros do corpo. Que possamos realmente ser um e sejamos fortalecidos na fé, crescendo juntos na graça e no conhecimento do Senhor Jesus!
Que essa seja também a sua oração!


Que Deus os abençoe!


5 comentários:

  1. Mírian, gostei muito da mensagem
    Realmente temos que nos dedicar a amar nosso irmão e estar disponível para ele, se tornando assim um amigo verdadeiro.
    Todos nós queremos amigos, mas a amizade deve ser recíproca, ou seja, temos que fazer nossa parte em conservá-los!
    "O maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo" [Rick Warren] ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótima colocação,Helynne! Todo relacionamento precisa da doação de tempo para realmente ser sólido!
    Lembro do texto que li no seu blog referente ao livro "Pequeno Príncipe".Uma lição!
    Que possamos cativar,amar e sermos mais presentes na vida dos nossos irmãos e amigos!

    Deus te abençõe grandemente!

    =D

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem Miria!
    E o melhor é que temos a oportunidade de criarmos relacionamentos sólidos, principalmente na nossa celula. Por que estamos em uma igreja com mais de 700 membros e é impossivel nos relacionarmos com todos, mas no nosso pequeno grupo não, o numero de pessoas é reduzido e estamos juntos em momentos mais intimos que é na nossa propria casa. Tento ao maximos possivel fazer da minha celula um ambiente de comunhão e cuidado mutuo, pois sei que assim serviremos mais ao Senhor e cresceremos junto para a Glória de Deus.
    Não só na nossa celula claro mais nos outros ambientes, como trabalho, faculdade, familia, precisamos ter esse atitude de criarmos relacionamento baseados no amor de DEUS.
    Te amo minha amiga mais chegada que uma irmã!

    ResponderExcluir
  4. É luta difícil, mas não é impossível. Temos que nos policiarmos a cada segundo de nossa vida, para que possamos conquistar, ter e preservar um relacionamento sólido com nossos irmãos em Cristo. Para que isso aconteça temos que a cada dia nos libertar do nosso próprio egoísmo e do nosso alto ego.

    ResponderExcluir
  5. Amém, que Jesus continue te inspirando !!
    Que possamos ser bençoa nas mãos do Sr.
    A paz do Sr.
    @Raquelcost

    http://virtuosissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Powered By Blogger