sábado, 24 de outubro de 2020

Vivendo e aprendendo

Esse ano tá sendo difícil pra todos nós. Algumas coisas se acalmaram mas muitos de nós passamos por lutas que acreditávamos não sermos capazes de superar.

Uns perderam emprego, outros perderam pessoas queridas , outros tiveram reações no corpo e na mente. Tudo novo e incerto, tudo isso mexeu muito com a gente.

Parei para refletir que esses dias difíceis nos ensinam muito. A vida, na verdade, é um constante APRENDIZADO e  nesse processo de aprendizado sofremos um pouco!

Nesse período de distanciamento social passei por situações bem difíceis, ansiedade e medo me apavoraram e confesso que algumas vezes o desânimo foi tanto que achei que não fosse superar. Mas nesse período também aprendi muita coisa e queria compartilhar com vocês:

1- Aprendi que às vezes queremos abraçar o mundo, ajudar todos e isso não é possível. Por melhores que sejam nossas intenções, não conseguimos fazer tudo por todos!  Aprendi que antes de querer abraçar o "mundo", precisamos dar um abraço em nós mesmos, nos conhecendo, enxergando nossas limitações e aceitando o fato de não sermos super heróis das histórias em quadrinhos. Às vezes somos nós que precisamos ser socorridos! Um dia consolamos, no outro somos consolados...

É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a mesma consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”. (2 Cor 1.4)

2- Aprendi que somos corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23)- Não podemos negligenciar o cuidado com nenhuma das áreas, porque se uma não está bem, interfere nas outras. 

Cuide do seu corpo: pratique um exercício que te faz bem, alimente-se bem! Lembre que seu corpo é templo do Espírito santo!

> Cuide da sua mente: lute contra os pensamentos destrutivos que nos aterrorizam em momentos difíceis. Leia a Bíblia, leia um bom livro, respire! Aprenda a lidar melhor com suas emoções! 

> Cuide da espiritualidade: faça seus momentos devocionais, caminhe com pessoas que vão te ajudar a crescer espiritualmente, conheça e prossiga em conhecer ao Senhor!

"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." (Hebreus 4.16)

3- Aprendi que não conseguimos ser igreja se não estivermos ligados aos outros membros do corpo. Durante alguns meses a igreja não pôde se reunir no templo, mas foi preciso lutar para não perdermos o vínculo com nossos irmãos na fé. Alguns perderam o vínculo e hoje encontram-se desanimados...

Nos cultos de Ceia eu chorava por só poder acompanhar o culto online. Senti falta dos meus irmãos, da congregação reunida adorando a Deus. Foi bem difícil ficar sem ir. Acho que é por isso que a Bíblia nos fala sobre o corpo unido. Nós precisamos de Deus e precisamos uns dos outros!

"Assim também nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e cada membro está ligado a todos os outros."(Rm 12.5)

4- Aprendi que às vezes magoamos as pessoas e não percebemos. Nos resta sempre ter sensibilidade para enxergar quando fizermos isso e pedir perdão. Às vezes você é que precisará perdoar. Perdoar as pessoas e até a si mesmo! Perdão liberta! Escolha PERDOAR!

"Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Ef 4.32)

5-Aprendi que devemos aproveitar cada oportunidade para celebrar a vida! Hoje faço mais um ano de vida e meu coração é cheio de gratidão! Como é maravilhosos poder estarmos em família, receber carinho e dar carinho também. Como abraçar faz falta! CELEBRE O HOJE!

6- Aprendi que em meio a tantas incertezas , nos restou uma certeza: Deus não nos abandonou! Mesmo em dias de choro, desânimo, aflição.... Ele nos sustentou! O Espírito Santo nos consolou! E a voz dEle continuou falando ao nosso coração:

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Is 41.10)

A gente vai vivendo, vai aprendendo... Chorando no processo... Mas não podemos olhar pra todo o contexto sem esperança. Não podemos desistir de lutar pra que sejamos aperfeiçoados! Ainda temos muito que aprender! Que aprendamos conduzidos por Aquele que é a nossa ÚNICA certeza: JESUS!

Que Deus nos fortaleça nesse CONSTANTE processo de aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger